Ser Caveira é enfrentar e vencer o maior desafio que um ser humano pode ser submetido.

Durante o COESP, que teve carga horária de 1194h/a e aproximadamente 18 semanas de duração, tivemos a oportunidade de caminhar em várias áreas do conhecimento no mundo policial, mas as principais lições aprendidas giram em torno da simplicidade com que um homem de Operações Especiais supera as mais diversas situações que a vida lhe impõe.

Nessa longa jornada somos despidos de quaisquer vaidades, vontades, conforto do lar, e principalmente, do convívio familiar. Passamos a viver um momento por vez e não tínhamos tempo para comemorar uma etapa vencida, pois logo em seguida era certeza vir outra. As dificuldades foram imensas, e tivemos que conviver com a dor, fome, sede, frio e com uma infinidade de incertezas.

Fomos forjados para que nos tornássemos um corpo só, para que a dor de um fosse também a do outro, e que somente o sentimento de pertencimento seria capaz de formar de fato um turno.

É impossível não lembrar dos momentos que juntos choramos, oramos e compartilhamos nossas dores. No fundo tudo aquilo era um alívio para a alma, ali estávamos entre irmãos.

Nos momentos de aflições não havia nada tão importante quanto as lembranças do colo de nossas mães, dos conselhos de nossos pais, do aconchegante abraço de nossas esposas e dos sorrisos inocentes de nossos queridos filhos. Era doloroso saber o quanto eles também sofriam com nossas ausências. Só Deus acalmava nossos corações e nos dava força pra saber que apesar do sofrimento eles também estavam no processo de forja, e que virariam Caveiras tanto quanto nós.

Hoje, analisando tudo que vivemos no COESP, podemos ter a certeza que ser Caveira não é só ser um profissional destaque, com grande capacidade física e técnica, mas é também ser um pai presente, um esposo amoroso, um filho cuidadoso e um cidadão exemplar.

Logo no início trocamos nossos nomes, postos e graduações por um número, e hoje, ao invés de recuperamos nossas identidades ganhamos a honra de sermos reconhecidos tão somente por CAVEIRAS.

#aps#policiamilitar#PMCE#bope#coesp