Mesmo com a grave crise na Segurança Pública e a escalada do crime organizado no Ceará, policiais militares e agentes penitenciários ainda encontram dificuldades para possuírem sua própria arma. O Governo mostra que não tem nenhuma preocupação com a vida do policial. Mais do que isso, é quase um incentivo para ele cair na ilegalidade, porque ele precisa se defender de alguma forma, relata um policial que solicitou anonimato.

Existem diversas ocasiões em que o armamento se faz obviamente necessário, como no caso do policial estar fardado, na rua, se deslocando ao trabalho ou a sua residência, por exemplo.

Deixar de portar arma de fogo quando estiver fardado, ou identificado por qualquer apetrecho que indique a condição de policial, no Brasil, é se expor à possibilidade não muito difícil de ser surpreendido por um assalto em andamento, ou topar com um fugitivo da Justiça que, receoso de ser pego, acabe investindo criminosamente contra o policial, que não terá possibilidades técnicas de reação. Infelizmente no Ceará, pela significativa incidência de crimes de rua, ainda é um Estado que não permite certos desleixos por parte dos policiais.

No mês de abril de 2017, o governador do Ceará, Camilo Santana, declarou em diversas entrevistas à imprensa que até o final do primeiro mandato (2018) todos os policiais e agentes penitenciários do Estado teriam sua própria arma. “Até o final do meu governo, cada policial terá sua arma”, disse em entrevista concedida à Rádio Verdes Mares. O ano de 2018 chegou ao fim e a realidade é completamente diferente do que foi prometida pelo governador. Precisamos frisar que a promessa foi feita em abril de 2017 e deveria ser cumprida até o final de 2018: final do mandato!

O Governo do Estado do Ceará se preocupou em fazer diversos concursos para as Polícias, inclusive anunciando mais três para esse ano de 2019, e não está dando condições para que esses agentes de segurança possam atuar, sem que não coloquem sua vida em risco. Precisamos com urgência que essas compras sejam efetivadas e que de fato cada policial militar e agente penitenciário possa ter a sua arma, para que possa então garantir a possibilidade resguardar sua vida.

#APS #APS5anos #APSLuta #JuntosSomosMaisFortes #PMCE#AgentesPenitenciários #Armas #Acautelamento #SegurançaPública