APS APRESENTA PROPOSTAS EM REUNIÃO COM O COMANDANTE GERAL DA PMCE
A Associação dos Profissionais da Segurança (APS), através do presidente, Reginauro Sousa, e do vice-presidente, Cleyber Araújo, esteve em reunião com o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, Cel. Alexandre Ávila na última sexta (22). Na ocasião, o comandante geral apresentou as ações da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social (CSAS), que está sob a responsabilidade da Tenente-coronel Sandra. A Tenente-coronel Sandra irá desenvolver, bem como fazer um apanhado das demandas da categoria.
A nova gestora da CSAS informou que irá implantar um psicólogo por batalhão e haverá a intensificação das visitas domiciliares aos familiares dos policiais. Acontecerá o investimento maior em visitas aos quartéis com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos, para uma avaliação mais completa e um melhor suporte ao policial. Investimento maior também no deslocamento dos policiais doentes em ambulâncias próprias da corporação e mais empréstimos de cadeiras de rodas e muletas.
Já o comandante geral atualizou junto as associações sobre diversos assuntos pendentes, inclusive sobre a IRSO, no qual declarou que irá fazer uma padronização. Ele explicou que fará um estudo aprofundado para uma implementação mais completa. Sobre a compras de armas, informou que irá chegar uma nova remessa de 6 mil pistolas em abril, mas que não irá contemplar toda a PMCE.
Outro assunto conversado foi acerca das péssimas condições de trabalho dos policiais que viajam e ficam à disposição da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O Cel. Alexandre afirmou que irá ter uma reunião com a atual secretária da Fazenda, para que todos os problemas sejam levados, tratados e solucionados.
Em se tratando de carga horária, a APS apresentou dois ofícios ao Comando: um com sugestões de escalas para cada tipo de policiamento, baseado em pesquisas recentes, e outro sobre o pagamento da IRSO para os policiais militares do Interior, quando estes ultrapassam o limite de 160h/mensais. Inclusive, no decorrer da reunião o comandante informou que todos os pagamentos da IRSO já foram feitos, num total de R$ 1 milhão e 57 mil. Ele falou ainda sobre a criação do novo estatuto da Polícia Militar do Estado do Ceará. A APS solicitou participar da comissão de elaboração, mas o comandante informou que aceita opiniões, mas não será possível a participação das associações na Comissão.
Estiveram presentes também representantes da: ASPRA CE – Associação das Praças Militares do Estado do Ceará, ABSS – Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos PM/BM, Aspramece – Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Asprac – Associação das Praças da Região do Cariri, ASSOF- Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.