NOTA DE APOIO AO VEREADOR DE FORTALEZA JULIERME SENA

A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) vem a público manifestar o seu apoio ao vereador de Fortaleza e policial civil Julierme Sena, que, durante pronunciamento na Câmara Municipal, apontou denúncias de abuso de autoridade, assédio moral e improbidade administrativa por parte do delegado de Polícia Civil Carlos Eduardo de Assis, do 17° Distrito Policial, no bairro Vila Velha.
O delegado Carlos Eduardo foi denunciado por humilhar e destratar um inspetor da polícia civil e associado da APS, que com ele trabalhava. Após sofrer o abuso de autoridade, o policial procurou o jurídico da APS, que, representado pelo advogado Régio Menezes, atendeu prontamente o profissional. O vereador Julierme Sena, assim que tomou ciência do ocorrido, também se fez presente e pôde acompanhar de perto o desenrolar dos fatos.
Na denúncia, feita pelo nosso associado, ele esclarece que foi chamado de inútil, recebeu ordens que o contrariavam e ainda foi posto para fora da Delegacia com a seguinte ordem do DPC Carlos Eduardo: “Se retire da minha delegacia, seu inútil! Vá embora!”. Além disso, ele declara ainda que o referido delegado o aguardava na delegacia para autuá-lo em flagrante e que esse tipo de tratamento é tido também com o público externo.
A APS repudia esse tipo de conduta, que, infelizmente não é um fato isolado, tendo em vista casos anteriores relatados, principalmente por equipes de policiais militares, quando em procedimentos nas delegacias. A associação vai acompanhar, pois a Controladoria Geral de Disciplina (CGD) precisa apurar os fatos e averiguar se houve realmente o desvio de conduta por parte do delegado.
A APS parabeniza o vereador Julierme Sena pela postura que tomou diante do fato e pelo embasamento utilizado para argumentar acerca da questão. Obrigado pela disposição em colaborar com o nosso associado!