Na manhã desta sexta (27), o presidente da Associação dos Profissionais da Segurança (APS) e vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro Sousa, em parceria com a APS, promoveram a palestra “Saúde mental e o suicídio: quem cuida da mente cuida da vida”, em alusão a campanha mundial “Setembro Amarelo”. A palestra foi ministrada pela psicóloga da associação, Débora Tonet, com a participação do 1° sargento da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Valbemir Oliveira, campeão de MMA, Jiu-jitsu e Luta livre.

O evento contou com a participação dos associados e dependentes, que são acompanhados pelo setor de psicologia da APS, e teve como foco os suicídios entre os profissionais de Segurança Pública. “O aumento exorbitante da taxa de suicídio da categoria não é aleatório, muito pelo contrário, é o retrato de uma realidade perversa, mantida por políticas públicas de segurança que não cuidam da saúde mental dos profissionais”, enfatizou Reginauro Sousa.

“As atividades ligadas a Segurança Pública são insalubres, perigosas e geradoras de imenso estresse, pelo período contínuo de esforço físico, exigência de raciocínio e forte assédio moral por parte dos superiores. O trabalho com as pessoas nessas condições é multidisciplinar, por envolver a psicoterapia, psicologia e apoio familiar”, pontuou Débora Tonet.

#APS #APS6anos #APSLuta #SargentoReginauro #SetembroAmarelo