OPERAÇÃO MILAGRES: A APS ESTÁ A DISPOSIÇÃO DE TODOS OS POLICIAIS ENVOLVIDOS. A VOCÊS O NOSSO APOIO E SOLIDARIEDADE!
A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) vem a público demonstrar total apoio a todos os policiais envolvidos na ação de Milagres, especialmente os do Grupo de Ações Táticas Especiais – GATE do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Os policiais foram designados para frustrar uma tentativa de assalto a banco no Centro de Milagres, no último dia 7. No entanto, segundo o secretário de Segurança Pública, André Costa, eles não haviam recebido a informação de que os assaltantes estavam fazendo seis pessoas de reféns.
Infelizmente, durante o confronto pessoas inocentes morreram. Desse modo, a APS presta solidariedade aos familiares dos reféns e aguarda a apuração dos fatos, apesar de o Governo do Ceará já ter afastado das ruas os doze policiais da ação, antes mesmo de apurar os fatos.
Apesar de muitos estarem tratando estes policiais como culpados, a APS, enquanto entidade representativa, tem plena convicção que esses policiais agiram na intenção de cumprir a missão que lhes foi dada: combater o crime e manter a ordem. Naquele momento eles eram alvos de bandidos experientes e fortemente armados. Foi uma quadrilha dessas que há cerca dois anos metralhou uma viatura e vitimou três polícias militares em Quixadá.
O que é preciso entender é que com os assaltantes não ocorre da mesma forma, pois um criminoso está sempre disposto a fazer o que for preciso para destruir aquilo que o impeça de agir. Portanto, nenhum policial sai do ceio de sua família com o pensamento ou desejo de matar um inocente, já os assaltantes saem com a certeza de que se tiverem oportunidade, não hesitarão em ceifar a vida de qualquer um, seja policial ou não. Vale salientar ainda que a atividade policial é uma linha tênue e de decisão rápida, logo não há tempo para pensar e analisar friamente, até porque você também é vítima.
Essa é só uma das quadrilhas de assalto a banco que há muitos anos aterroriza as cidades interioranas do Ceará e de estados vizinhos, sabendo disso: qual a missão do profissional de segurança pública? Agir com o objetivo de proteger a sociedade contra o poderio dessas organizações criminosas.
Sendo assim a Associação dos Profissionais da Segurança pede que seja realizada uma investigação imparcial, rigorosa e isenta, ao tempo que disponibiliza o seu setor jurídico e psicológico para todos os policiais da ação. Estamos juntos nessa luta, confiamos em vocês!