No período de estiagem é comum ocorrências de incêndios em regiões semiáridas do interior do Ceará, conhecidas pelos Bombeiros como: “fogo no mato”. Essas ocorrências trazem diversos danos à fauna e flora. Algumas das causas são altas temperaturas, ausência de chuvas e dos fortes ventos que incidem nesse período do ano em nosso Estado.

Só no ano de 2021, houve um aumento significativo do número de focos de incêndio no interior do Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cifra subiu cerca de 140 % em referência as ocorrências de janeiro a julho de 2020. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 196 focos ativos de incêndio no início de novembro deste ano, na região da Caatinga, no Ceará.

Nossos combatentes do fogo, diariamente, estão de prontidão para debelar as queimadas. Em Tauá, região do sertão dos Inhamuns, a 3ª Companhia do Batalhão de Bombeiro Militar do Ceará (3º BBM), atendeu a casos constantes de focos de incêndio, em que atuou com sucesso e presteza, em defesa da natureza. Aos nossos guerreiros do fogo, heróis dos Inhamuns, parabéns pela forte atuação!

Fontes: https://queimadas.dgi.inpe.br/…/estatisticas_estados/https://g1.globo.com/…/incendios-em-vegetacao-no-ceara…#APS#CBMCE#BBM#bombeirosmilitar#guerreirosdofogo

Imagens: @bombeirostaua