Os atletas que fazem parte do projeto “Lutando pela Paz”, coordenado e organizado pelos policiais militares da 2ª Companhia do 8º Batalhão Policial Militar, no bairro Vicente Pizon, participaram do 24º Campeonato Cearense de Karatê Interestilos, realizado no dia 31 de março, em Fortaleza/CE. No evento esportivo, o projeto conquistou nove medalhas: sendo três de ouro, duas de prata e quatro de bronze. O torneio contou com a participação de 200 atletas.

O destaque especial foi da aluna Andressa Fernandes, que obteve duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze, na categoria Infanto Juvenil B – Equipe e Individual. O comandante da UNISEG 01, que também é coordenador do projeto, Cap PM Cordeiro, disponibilizou todo o translado do grupo até o local do evento. “Nós, policiais militares, podemos agir na questão preventiva. O jovem que pratica esporte e/ou uma arte marcial, auxiliado por um policial militar, terá o seu caráter desenvolvido, tornando-se um adulto cumpridor de normas e de leis”, enfatizou o coordenador.

Segundo o professor do Lutando Pela Paz, 1º Sargento PM C. Silva, que é faixa preta 4º Dan, “isso vem mostrando o empenho e dedicação que eles estão tendo pelo projeto. A arte marcial é uma grande ferramenta de socialização e inclusão social para jovens e crianças, pois dentro do tatame não há distinção de raça, cor, credo ou classe social, todos aprendem valores que dignificam o ser humano como um todo. Nesses valores aprendemos o respeito, a cortesia, a autoestima e o autocontrole”, ressaltou.

A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) parabeniza os policiais militares que estão à frente do projeto, mostrando que o esporte pode mudar vidas, proporcionando a inclusão social de crianças e adolescentes nos locais quem atuam.