A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) conseguiu na Justiça um leito de UTI para uma dependente. No último dia 15 de março, a dependente M. E. C. P. foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Pajuçara, em Maracanaú (CE), e diagnosticada com pneumonia. A paciente retornou para sua casa após ser medicada. Ao final da tarde daquele mesmo dia, ela voltou a mesma unidade hospitalar com dificuldades na respiração e alto índice glicêmico, momento em que a equipe médica viu a necessidade de internação, em virtude do problema apresentado.

Já no dia 17 de março, a paciente foi transferida para a sala de estabilização destinada a pacientes graves do Hospital de Maracanaú. Com a situação de saúde agravada, por apresentar problema cardíaco e comprometimento da função renal, a mesma foi inserida na Central de Transferência do Estado do Ceará, tendo em vista o iminente de risco de morte.

A APS, através da advogada Samara Viana, entrou no dia 21 de março com um pedido de antecipação de tutela, para garantir com urgência o leito para a paciente. Nove horas após a solicitação, a Justiça determinou que o Governo do Ceará juntamente com a Prefeitura de Maracanaú cumpram a determinação, no prazo máximo de 24 horas. O não cumprimento da ordem implica no pagamento de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), até um limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O Estado seguiu a determinação e a paciente atualmente está internada no Hospital Universitário Walter Cantídio.

#APS #APS5anos #APSLuta #JuntosSomosMaisFortes #JurídicoAPS#Saúde #GanhodeCausa #Vitória #Direito