Em junho de 2024, o Governo do Ceará iniciou diálogos com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) para que o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), em Fortaleza, volte a ser o Hospital da Polícia Militar (HPM).

Na tarde de terça-feira (3), a Associação dos Profissionais da Segurança (APS), representada pelo diretor de Relações Públicas, De Castro, participou de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A audiência foi presidida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e teve como objetivo debater o direito humano à saúde no Hospital José Martiniano de Alencar, antigo HPM, e sua situação administrativa.

Durante sua fala, De Castro destacou as dificuldades enfrentadas pelos agentes de segurança no exercício de suas funções, abordando as adversidades da profissão e a necessidade de um atendimento adequado na saúde pública. Ele também mencionou as demandas que chegam até ele como diretor da APS e seu empenho em resolvê-las com presteza. De Castro foi enfático ao afirmar: “Os policiais militares não querem tomar o HPM. Eles querem apenas serem assistidos!”.