No último dia 27 de maio, o secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Mauro Filho, anunciou a suspensão temporária da seleção e convocação de novos servidores. Ou seja, todos os concursos públicos no Ceará estão suspensos até segunda ordem, e quem já foi aprovado – e mesmo quem já passou por treinamento – não deve contar que vai assumir o cargo tão cedo. 

Nessa situação estão mais de 200 bombeiros que passaram no último concurso da corporação, fizeram todo o treinamento e até já receberam o fardamento, mas no dia 12 de junho, próxima quarta-feira, o concurso se vence.  Mauro Filho atribuiu a decisão ao crescimento da folha de pagamento do Estado, que, segundo ele, foi de mais de 9% entre janeiro e abril, em comparação ao mesmo período de 2018. “Foi um aumento de folha muito significativo; o maior aumento do Brasil”, afirmou.

A Associação dos Profissionais da Segurança (APS), desde a sua fundação, solicita alguma atitude das autoridades em relação ao déficit de efetivo do Corpo de Bombeiros. O quadro atual deveria, por lei, ser formado por 3.820 profissionais e não por menos da metade: estão ativos apenas 43% do total indicado pela lei que regulamenta o efetivo da instituição. “O efetivo do Corpo de Bombeiros amarga historicamente o abandono dos nossos governos, que sempre acham que está tudo bem, que nós damos conta de todo o serviço, mas estamos nos desdobrando para atender”, ressaltou o presidente da APS, Reginauro Sousa.

A APS reconhece o problema de efetivo e a sobrecarga desses profissionais, temas esses que já foram discutidos por diversas vezes em reuniões na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e no Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).  Hoje esses homens que fizeram o certame têm que conviver com a incerteza da nomeação, realidade dura desses profissionais que prestaram um árduo processo seletivo, treinamento e chegaram ao ponto máximo de expectativa, com o recebimento do fardamento, inclusive vários deixaram seus empregos anteriores, e estão em vias de perderem todo o processo com o vencimento do concurso. Sonhos quase perdidos e a sociedade cearense também irá perder, sem a atuação desses guerreiros que estão com extrema vontade de servir à sociedade cearense!

#APS #APS5anos #APSLuta #JuntosSomosMaisFortes #CBMCE #NomeaçãoJá #Injustiça