CONFIRA PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O ISSEC:
Com base em enquetes realizadas no Instagram, a Associação dos Profissionais da Segurança (APS) fez o levantamento das principais dúvidas sobre o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC):
Adesão:
- Como será realizada a adesão e até quando?
R: A adesão é realizada no site do ISSEC (http://bit.ly/adesaoissec). O site também disponibiliza uma simulação de contribuição. Já o prazo de adesão não possui data limite definida.
- Tempo de aprovação da adesão e de carência
R: O tempo de aprovação e a carência será até o primeiro desconto na folha de pagamento.
- Inclusão dos pais como dependentes
R: Somente poderão ser inclusos, por meio do contencioso judicial, de acordo com a Lei do Issec, ou seja, deverá ter uma decisão com sentença transitada em julgado afirmando a dependência dos pais.
- Aqueles que não aderirem perdem o direito de atendimento?
R: Sim, pois apenas aqueles que tiverem feito a adesão, poderão usufruir da assistência.
- Vantagens em aderir
R: Cobertura por um plano assistencial de saúde e conta com uma ajuda do Estado do Ceará de 120 milhões para investimento., valores aprovados em Lei.
Contribuição em Folha:
- Valor da contribuição (fixo ou variável)
R: A contribuição é fixa, de acordo com as tabelas apresentadas pela Lei. No entanto, é variável no que diz respeito a variação da remuneração bruta de cada servidor titular.
- Percentual da coparticipação
R: A coparticipação só existe a partir da 5ª consulta, dentro do prazo de 365 dias da com relação a primeira. Após os 365 dias, a quantidade de consultas é zerada e a contagem reinicia.
- Como é feito o cálculo da contribuição em folha (valor bruto ou líquido)?
R: O cálculo terá como base uma tabela que está na Lei, e é realizado sobre a remuneração bruta, somente dos valores reconhecidos para efeito do Imposto de Renda e aposentadoria.
Estrutura:
- Abrangência municipal ou estadual?
R: A abrangência é estadual, mas o novo ISSEC ainda está em expansão, de modo a aumentar a sua cobertura, ou seja, aumentar as quantidades de clínicas e hospitais credenciados em todo o território cearense.
- Funcionamento da emergência adulto e infantil
R: Os atendimentos emergenciais são a prioridade do Issec, porém é preciso que se verifique os hospitais credenciados para atendimento.
- Diferença do ISSEC para o FASSEC
R: O Issec é a autarquia da administração indireta que administra o Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fassec).
- Quantidade de: exames, consultas e médicos disponíveis
R: Os exames são ilimitados. Até a 4ª consulta será sem coparticipação dentro do tempo de 365 dias. Os médicos serão aqueles apresentados na listagem de credenciados, podendo ser aumentado com a expansão do Issec.
Reclamações:
- Falta de esclarecimento nas informações
R: Todas as informações estão disponíveis no site de forma transparente para o acesso do servidor, além disso os telefones do Instituto também estão disponíveis, juntamente com a Lei e seus regulamentos.
- Sobre o valor base do cálculo
R: Os valores estão bem abaixo do que é cobrado pelos planos de saúde convencionais, principalmente pela colaboração do Governo de 120 milhões ao ano.
- Falta de vantagens para o servidor
R: A vantagem está no valor baixo para o usuário, e a desvantagem é que o novo ISSEC ainda está em expansão por todo o Estado do Ceará.
- Mensalidades altas
R: Os valores das contribuições são calculados de acordo com a tabela disponível na Lei. Para simular qual será sua contribuição, basta acessar o link abaixo: http://autoriza.issec.ce.gov.br/sisweb/CI/SimuladorBeneficiario.
Fonte: Diretor Técnico de Saúde do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC), Madison Gomes Mont’Alverne.
Levantamento feito com base em enquetes feitas pela APS em seu perfil no Instagram (@apseguranca).