Hoje muitos choram! Hoje muitos salvam! Hoje muitos lutam por vidas! Hoje o Brasil vive um momento de imensa tristeza, causada pelo rompimento de uma barragem em Brumadinho, Minas Gerais (MG). A cidade está coberta de lama, quase 100 pessoas foram mortas e cerca de 300 estão desaparecidas. É uma verdadeira catástrofe, uma tragédia! Mas ainda há esperança, e ela está nos profissionais e voluntários que estão ultrapassando os limites do corpo e da mente para cumprir a árdua missão de salvar. São os heróis de verdade, os heróis da vida real!

Eles enfrentam obstáculos físicos e rastejam em meio aos rejeitos de minério. Na lama fofa seus pés afundam, mas eles não desistem. Ficam de bruços no lamaçal e se arrastam, muitos até com roupa de mergulho para facilitar o deslizamento e contribuir para a proteção. Todo cuidado é pouco, já que os riscos são muitos, mas isso não os preocupa. Eles fazem o que for necessário, mesmo sabendo sobre a mínima possibilidade de encontrar alguém com vida. Um dos maiores obstáculos é vencer essa angústia pelos desaparecidos, porém trabalham como se ali, naquela lama, estivessem seus entes queridos.

Eles não são imunes e não possuem equipamentos que os protejam de qualquer contaminação, mas mesmo assim estão lá em busca do cumprimento da missão e da garantia da vida. A preocupação deles não está em salários, que inclusive estão atrasados, não está em carga horária, que chega a 24h, não está no esgotamento físico e mental, está em servir e proteger, em doar a vida para salvar! Eles são militares do Corpo de Bombeiros, socorristas, mergulhadores, voluntários, militares estrangeiros, agentes de segurança: heróis!

Apesar de não conhecerem os desaparecidos, eles se doam e unem forças com outros estados e até países que se solidarizaram com a tragédia causada pelo crime ambiental. Isso é bravura, é coragem, é honra! Para nós da Associação dos Profissionais da Segurança (APS) é dor, tristeza, mas também é orgulho em saber do comprometimento e dedicação desses profissionais que procuram, se esforçam e se desafiam, tudo por amor à humanidade e à vida! Parabéns a todos os envolvidos neste resgate, vocês são a nossa esperança! O povo brasileiro agradece!