Na última semana, um grupo com quatro adolescentes foram pegos em flagrante por policiais militares do 18º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), fazendo pichações com siglas de facções criminosas, na Areninha Antony Costa, no bairro Antônio Bezerra. O equipamento esportivo foi inaugurado em novembro último. Os jovens tinham feito o mesmo registro em uma caixa d’água do bairro. Após o flagrante, os policiais solicitaram que os adolescentes fizessem a limpeza das pichações.

Em virtude da ação dos policiais, o Comando da Polícia Militar do Estado do Ceará informou que irá “instaurar um procedimento disciplinar para apurar a conduta dos policiais militares envolvidos na ocorrência”.

Em apoio a ação dos policiais, os moradores do bairro, que já sofrem com pichações em residências e prédios, estão promovendo um abaixo-assinado. O texto do documento cita que “em nenhum momento houve da parte policial atos de violência contra os envolvidos na ocorrência. A Policia em comum acordo entre os familiares e envolvidos decidiram que os mesmos poderiam fazer a reparação do local afetado no ilícito, evitando um procedimento policial, onde poderiam responder por Depredação do Patrimônio Público e Apologia ao Crime. Após o ocorrido, os envolvidos foram orientados e liberados imediatamente finalizando a ocorrência”.

A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) se solidariza e apoia a ação da população do Antônio Bezerra, no abaixo-assinado em prol dos policiais militares. Queremos externar o nosso posicionamento contrário caso os policiais sejam afastados do serviço de rua. Quem perderá são os moradores com a diminuição do efetivo policial no local, que já amarga altos índices de violência. O clamor público deve ser respeitado em favor dos policiais.

Exaltamos ainda que os policiais que atuam no 18° BPM promovem um grande trabalho social na área, aproximando a população com os profissionais de segurança!

#APS #APS6anos #APSLuta #JuntosSomosMaisFortes #PMCE