No final da tarde desta segunda (22), as associações militares estaduais estiveram em reunião com o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila. A reunião contou também com as presenças dos diretores da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), Daniel Marques e Wilton Mendes e com comandante geral adjunto da corporação, coronel Ozair Santos.

Durante o encontro, as associações foram informadas que Curso de Habilitação a Subtenente (CHST), terá a data do provão a ser realizado no dia 25/08, bem como o pagamento de diárias para os alunos que são lotados nas OPMs do interior.

As entidades abordaram a questão salarial da polícia militar, além disso, os policiais estão sem a reposição básica de reajuste em relação à inflação há alguns anos. O comandante geral informou que terá nos próximos dias uma reunião com o Governador para tratar desse assunto.

Entre os assuntos pautados, destaque para o Artigo 67 do Estatuto dos Militares do Estado do Ceará, que trata das concessões de licenças e dispensas de serviços. A APS solicitou ao comando que as atitudes de alguns comandantes fossem revistas. “Quantas vezes vamos ter que ver os policiais tendo que trabalhar doentes?”, indagou Wilton Mendes. Na ocasião, o comandante geral informou que o artigo não será utilizado da forma como vem sendo feito, até que seja criado um dispositivo que atenda de forma satisfatória a todos os policiais. “Em 15 dias vamos chamar novamente as associações para definir como esse artigo poderá ser aplicado na prática junto à tropa”, declarou o Cel Alexandre.

No encontro foi tratada a questão dos policiais do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), que além de já terem sua escala habitual de trabalho, os mesmos concorrem a uma “escala extra” durante o período de folga, sem remuneração. O comandante geral solicitou o fim dessas escalas extras. “A partir de agora essa escala adicional na BPRE só irá acontecer através de IRSO”, declarou o comandante geral Alexandre Ávila. 

Com relação aos policiais do Batalhão de Divisas que fizeram um estágio para irem atuar no Batalhão especializado, o comandante geral informou que as transferências já estão acontecendo semanalmente. Segundo o comandante, a meta é que as transferências finalizem até o final de setembro deste ano.  

Com relação aos policiais que atuam nos postos da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), assunto já abordado por diversas vezes ao Comando da PMCE, policiais esses que chegam a trabalhar 400 horas mensais sem receber. Segundo o Comando, haverá a criação de destacamentos ao lado dos postos da SEFAZ, com a escala de 5×10, e serão dadas prioridades aos policiais que desejam continuar a atuar nos postos. O Comando informou ainda que serão feitos melhorias nas estruturas de alojamentos nesses destacamentos com viaturas e rádio de comunicação.

A APS e Soldado Noelio visitaram, durante algumas semanas, destacamentos no Interior do Ceará, e constaram diversos problemas de estrutura nos alojamentos e de escala dos policiais. Segundo o Comando, ainda não há efetivo para que mude a escala dos policiais no Interior e que está no aguardo de um estudo para providenciar as melhorias estruturais.

Para os policiais que atuam no Batalhão de Segurança Patrimonial (BSP), o Comando da PMCE demostrou positivo em uma revisão de um pró-labore, que atualmente está bem defasado. A APS solicitou também maior agilidade no processo de acautelamento de coletes para os policiais, o comandante informou que todos os trâmites estavam sendo realizados e que a meta seria de dois anos para que todos tenham o seu próprio colete.

A APS agradece o convite feito pelo Comando da PMCE para estarmos sempre participando de reuniões que tem como intuito a melhoria da vida dos policiais militares do nosso estado. Parabenizamos a postura do comandante geral, Cel Alexandre pela sensibilidade ao acatar os nossos pedidos.

#APS #APS5anos #APSLuta #JuntosSomosMaisFortes #PMCE