A soldado da PMCE que faz a diferença na vida das crianças do bairro Bom Jardim.

“Tia Marina” é como as crianças que moram no Residencial Heloneida Studart, no Bom Jardim, carinhosamente chamam a policial, que conduz o projeto voluntário “Construindo e Multiplicando Sonhos”.

Há cerca de dois anos e dois meses, a SD Marina assumiu seu posto na Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizando um sonho que a acompanhava desde a infância. “Sempre quis ser PM, desde pequena,” disse a policial. No entanto, ela descobriu outra vocação: ser professora. Há alguns anos, em sua cidade natal, Quixeramobim, Marina deu seus primeiros passos como educadora.

Hoje, através do trabalho voluntário, a SD Marina conseguiu unir suas duas paixões. Policial e pedagoga de formação, pós-graduada em psicopedagogia e em educação especial, além de estudante de Direito, ela ministra aulas de reforço escolar, leitura, escrita e atividades lúdicas em uma área que cruza as linhas de facções rivais.

“Atualmente, as facções miram muito os mais jovens. Elas aliciam crianças de qualquer idade. O trabalho que fazemos é preventivo. As crianças precisam de alguém em quem se espelhar. Se elas não nos virem como exemplo, seguirão o mau exemplo,” ensina Marina.

O projeto, iniciado em junho de 2023, já atende de 30 a 40 alunos nos dois turnos, entre crianças, pré-adolescentes e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As aulas acontecem no terraço do acesso principal do residencial, e as cadeiras, mesas, livros e brinquedos foram doados ou adquiridos pela própria policial.

A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) parabeniza a associada SD Marina por essa grandiosa e humana ação de ensinar a esses pequenos. A educação é a base para que crianças e adolescentes tenham um excelente processo de formação. A atitude da policial é louvável. É sonhar com eles. É dar-lhes a oportunidade de seguir o caminho do bem. Parabéns, soldado Marina!