Ao ingressar na reserva remunerada, o policial militar se prepara para uma nova fase de sua vida, depois de cumprir sua missão com louvor ficam às boas lembranças, amizades e respeito, o mérito real do verdadeiro combatente.

Saindo de casa para o serviço, sem poder dar garantias aos seus entes queridos de que voltaria, é chegado o momento de compensar a ausência que o labor exigiu.

Foram anos de dedicação e coragem, isso significa abster-se do pessoal e trabalhar para o bem de todos, resolvendo no dia a dia os diversos conflitos sociais, salvando vidas e contribuindo com à primordial sensação de segurança. O policial da reserva é um sobrevivente, digno de honra e respeito.

A Associação dos Profissionais da Segurança (APS), parabeniza aos senhores e senhoras que ajudaram a construir a história da Polícia Militar do Ceará (PMCE) mais pujante, que preservaram a ordem pública, sendo a Raça de Fortes, Povo de Bravos que a sociedade cearense pôde contar e confiar.    

 Em tempo: A data de acordo com a Lei 13.907 instituiu no calendário estadual é celebrada anualmente desde 2008 e tem como objetivo homenagear os veteranos da Polícia Militar da Reserva.