DIA MUNDIAL DE CONCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO: APS REFORÇA COMPROMISSO COM A INCLUSÃO.

Nesse dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Associação dos Profissionais da Segurança (APS) reforça seu compromisso com a inclusão, o respeito e a igualdade. Esse ano, a campanha ganha força com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, destacando o papel crucial do conhecimento na construção de uma sociedade mais acolhedora e respeitosa para as pessoas no espectro autista.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que impacta a comunicação, as habilidades sociais e pode envolver comportamentos repetitivos. A boa notícia é que, com intervenções terapêuticas adequadas, pessoas autistas podem melhorar significativamente sua interação com o mundo ao seu redor.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças no mundo é diagnosticada com autismo. O diagnóstico precoce, preferencialmente até os três anos de idade, é crucial, pois pode promover avanços significativos no desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos.
A APS acredita que a troca de informações e o aumento da conscientização sobre o autismo são passos essenciais, por isso em seu setor de saúde conta com uma psicóloga especializada em autismo para não apenas melhorar a qualidade de vida dos filhos dos associados, mas também para combater o preconceito e promover uma inclusão efetiva em todos os aspectos da sociedade.