A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) manifesta sua solidariedade à nota de repúdio emitida pela Associação de Pais e Alunos do 1º CPMGEF.

NOTA DE REPÚDIO

Em face da publicização, via rede social Instagram de artista intitulado “Klysman”, nominado “xbl.klysman”, trazendo referências em seu perfil “Teatro – UFC, ator e diretor”, vimos repudiar veementemente a postura do cidadão, expondo nossos filhos em situação constrangedora e inadmissível, enquanto participantes de uma aula de campo da disciplina de artes, no dia 05 de junho de 2023 (segunda-feira), cuja iniciativa foi promovida pela professora Débora Frota Chagas lotada no 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó, em Fortaleza.

É sabedor que as artes estimulam o pensamento crítico, promovem a criatividade e o senso estético, além de proporcionar a construção de bagagem histórica, contribuindo com o desenvolvimento cognitivo das pessoas; Acon            tece que, também é notório, o entendimento que uma parcela considerável do público, que faz parte dos bancos estudantis dos colégios militares, advêm de discentes que, ou possuem parentela direta com profissionais da segurança pública ou possuem grande afeição pelas instituições de segurança, então, foi um descalabro a sugestão orientada pela docente, retirando-os de um ambiente saudável de aprendizagem na escola e os conduzindo, sem que tivessem prévio conhecimento do teor da já citada “apresentação teatral” a ser vislumbrada.

A postura impactou negativamente no campo psicológico dos alunos, levando muitos deles a uma experiência tão traumática, fazendo-os chorar diante de ofensiva crítica de cunho odioso à figura da profissão de seus pais, visto, embrionariamente, por esses, como heróis. Diante do conteúdo sensível da peça exposta aos adolescentes, a qual reforça, apenas, uma visão que fomenta uma narrativa de desconstrução Policial Militar frente àqueles que diuturnamente hipotecam suas vidas em defesa dos cidadãos.

Por tudo isso, exigimos uma investigação em torno dos fatos, bem como a possibilidade do afastamento e remoção definitiva da docente dos quadros da escola, não obstante que o vídeo que circula nas redes seja apresentado à Delegacia da Criança e do Adolescente em desfavor do “Klysman”, em decorrência da retórica apresentada nas imagens, expondo nossos filhos ao embaraço e intimidação vergonhosa. Fortaleza-CE, 06 de junho de 2023.

Associação de Pais e Alunos do 1º CPMGEF