A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) expressa sua profunda solidariedade aos policiais penais do Estado do Ceará, incluindo a diretora financeira e o conselheiro fiscal da associação, diante da recente situação envolvendo a abertura de um processo disciplinar instaurado pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD), devido à participação em um ato democrático e pacífico. A manifestação “Fora, Mauro!”, ocorrida em 20 de setembro de 2023, foi um ato ordeiro no qual os policiais penais buscavam melhorias, como saúde mental, combate ao assédio institucional e melhores condições de trabalho.

A APS reitera o direito dos policiais penais de se expressarem de forma livre e responsável, buscando melhorias para si mesmos e para o sistema prisional como um todo. É inaceitável qualquer forma de represália ou punição injusta contra esses profissionais, uma vez que a abertura de uma investigação contra eles constitui uma medida arbitrária e ilegal, ferindo a Constituição Brasileira, que garante o direito à livre manifestação.

A diretoria da APS presta sua solidariedade aos policiais penais e deixa à inteira disposição seu corpo jurídico a fim de garantir o respeito aos direitos constitucionais e o justo tratamento aos policiais penais que desempenham um papel crucial na manutenção da ordem e da segurança pública. Estamos comprometidos em defender aqueles que dedicam suas vidas à proteção da sociedade cearense, garantindo que sejam tratados com dignidade e justiça.

#APS #nota #policiapenal