No último domingo, 23, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou uma tartaruga-marinha na Praia da Lagoinha, localizada em Paraipaba (CE). O animal, de grande porte, encontrava-se em estado de fragilidade, com sinais de ferimentos, apresentando uma fratura exposta na nadadeira dianteira esquerda e um objeto plástico preso em sua boca.

O resgate ocorreu após um morador da região acionar a composição policial, informando sobre a situação da tartaruga. Sem hesitar, equipes do 23º Batalhão, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) foram prontamente mobilizadas e dirigiram-se à residência do morador.

A operação de resgate não foi tarefa simples, dada a dimensão e peso do animal marinho. Com muita dedicação e cuidado, pelo menos seis policiais militares uniram forças para transportar a tartaruga até uma viatura, onde seria acomodada com segurança para seguir viagem.

A valente tartaruga-marinha foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Fortaleza, para receber os cuidados necessários ao seu restabelecimento, com o objetivo de devolvê-la à natureza assim que possível.

Parabéns aos policiais militares pelo belíssimo resgate e ao morador que manteve o animal em segurança.