TCO APRESENTA PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
“O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) apresenta pontos positivos e negativos para os policiais militares. De um lado, a possibilidade de realizar o TCO aumenta a autonomia dos policiais, agiliza o atendimento de ocorrências em regiões afastadas — como destacamentos situados a mais de 50 km de uma delegacia — e facilita o trabalho em horários críticos, como durante a madrugada, quando muitas vezes é necessário buscar uma delegacia plantonista aberta. Essa atribuição poderia representar um avanço na eficiência e no atendimento à população.
Por outro lado, essa nova responsabilidade implica um aumento significativo na carga de trabalho dos policiais, que já enfrentam jornadas exaustivas e condições adversas. O maior problema, entretanto, é que essa tarefa adicional não é acompanhada de valorização profissional, reconhecimento ou reajustes salariais. Os policiais militares, que já recebem salários abaixo do ideal e enfrentam desafios estruturais, podem se sentir ainda mais desmotivados e sobrecarregados.
Enquanto associação, nossa maior preocupação é que a implementação dessa nova função sem a contrapartida de melhorias salariais ou incentivos adequados aprofunde o grau de insatisfação da categoria. A falta de valorização gera um cenário de frustração, colocando em risco não apenas a qualidade do serviço prestado, mas também o bem-estar dos profissionais que estão na linha de frente,” destacou Cabo Cleyber Araújo, presidente da APS.